Declaração final de cúpula da Opep terá 'grande anúncio' sobre meio ambiente

A declaração final da reunião de cúpula dos chefes de Estado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), marcada para este fim de semana em Riad, virá com um "grande anúncio sobre o meio ambiente", informou nesta sexta-feira uma fonte da organização à AFP.

O principal ponto da declaração final serão "os recursos petrolíferos a longo prazo, e haverá um grande anúncio sobre o meio ambiente", segundo a fonte.
Ao todo, 39 ministros das pastas de Energia, Petróleo, Finanças e Relações Exteriores dos 13 países membros da Opep - incluindo o Equador, que volta oficialmente a integrar o cartel esta semana - devem elaborar o esboço da declaração de encerramento da cúpula, a terceira em 47 anos de existência da organização.
A Opep mudou nesta quinta-feira sua posição sobre as mudanças climáticas, e agora estuda a idéia de criar um fundo para financiar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias como a captura e o seqüestro de carbono (CCS), prática já utilizada pela Noruega, que não faz parte do cartel.
A Opep, que constantemente se torna alvo dos ecologistas por produzir 40% do petróleo cru do planeta, escolheu o lema "proteger o planeta" como um dos três temas oficiais da reunião de seus chefes de Estado na capital da Arábia Saudita.

Nenhum comentário:

Natureza