PRIMEIRAS VITIMAS DO AQUECIMENTO GLOBAL


O aceleramento do aquecimento global criará um novo tipo de refugiados: aqueles que fugirão de seus países pelo fato de suas casas serem invadidas pela água do mar. Em Tuvalu já são percebidos sinais desta funesta tendência. Esta pequena nação insular do oceano Pacífico, de 12 mil habitantes, pediu à Austrália e à Nova Zelândia que abram as portas para seus habitantes que perderam suas casas, segundo um comunicado da secretaria da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

Esta ilha da Polinésia “sofre a salinização de terras agrícolas e o desaparecimento de praias por causa da elevação do nível do mar”, prossegue a nota. O governo de Tuvalu pediu o reassentamento de “pelo menos três mil pessoas e possivelmente de toda sua população para os próximos anos”. A Nova Zelândia se mostrou receptiva ao pedido, disse Ian Fray, funcionário do departamento de meio ambiente do Ministério de Recursos Naturais de Tuvalu. O governo em Wellington “concordou em receber 17 pessoas por ano”, acrescentou. Por outro lado, “o governo australiano hesitou o pedido”, prosseguiu.

Tuvalu vai reiterar sua solicitação a Canberra ainda este ano, informou Fry. “A mudança climática se tornou uma questão de segurança para nós”, explicou. “Nosso país pode ficar inabitável em 20 anos se o mundo não tomar medidas para deter a elevação do nível do mar”. De fato, a difícil situação é compartilhada por outras ilhas do bloco de 38 pequenos Estados insulares em desenvolvimento (conhecido pela sigla PEID). Para essas nações, a conferência sobre mudança climática que acontece esta semana na capital da Tailândia oferece outra oportunidade para disparar o alarme sobre sua sobrevivência se não forem reduzidas drasticamente as emissões mundiais de gases causadores do efeito estufa. Além disso, os PEID reclamam fundos para a adaptação aos estragos causados pelo fenômeno.

Post abaixo efetuado em 31/10/2007

O Tuvalu é um Estado da Polinésia formado por um grupo de 9 atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste, com o território neo-zelandês de Tokelau, a leste, com Samoa, a sudeste, com o território francês de Wallis e Futuna a sul e com Fiji, também a sul. A oeste o vizinho mais próximo é as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é bastante grande (cerca de 900 km).
Oficialmente Funafuti é a capital, mas este atol é formado por mais de 30 ilhas, das quais a maior é Fongafale; nesta ilha há quatro povoações, entre as quais Vaiaku é onde se encontra o governo; por essa razão, por vezes, a capital de Tuvalu é chamada Fongafale ou Vaiaku.
Tuvalu não tem divisões administrativas.
O nome Tuvalu significa "grupo de oito", na língua tuvaluana, referindo se as ilhas que tradicionalmente eram habitadas.
Esse paraiso já tem algumas ilhas inabitadas,e a previsão é que em 50 anos elas estaram em baixo da agua.


fonte:Wikipedia

4 comentários:

Anônimo disse...

A cada ano some uma ilha do mapa.
Hoje vi na tv uma reportagem dizendo que a cada ano perdemos 3 metros da costa marítima e não nos damos conta. A matéria foi ilustrada - talvez você ache na Globo RJ - uma cidade perto de Campos dos Goitacazes, em que as famílias estão mudando e ontem um prédio, que deveria ser um hotel desabou.
Eu como moro perto da praia, já tive pesadelo com isso!
Boa semana! Beijus

Francisco Coelho disse...

Ola Luma
Ja postei a uns tempos atras uma materia sobre isso quem quiser dar uma olhada...http://ajudandonatureza.blogspot.com/search?q=atafona.

Bjs

Anônimo disse...

É.... a coisa tá preta....

Cláudia D.Kuser disse...

inacre!
e pensar que já foram lugares paradisíacos como toda costa!
Realmente temos que nos preparar para a subida do mar e o pior que é a Invasão na hora do salve se quem puder!

Natureza